Piadas de Caipira


Caipira é um termo que vem de caipora (o habitante da mata em tupi). Ele representa as pessoas que habitam o meio rural ou, algumas vezes, pequenas cidades do interior. Considerado e tratado como bobo, devido sua aparente ignorância, na maioria das piadas, acaba “levando a melhor” sobre o espertinho que vem da “capitá”.

O caipira na cultura brasileira e as piadas

Em linguagem típica de dicionário, os caipiras são as pessoas que vivem na da roça ou do mato. Existem várias outras denominações equivalentes, tais como, caboclo, capiau, jeca, matuto, roceiro ou sertanejo. Geralmente ele é tipificado como um indivíduo tímido, acanhado, dotado de pouca cultura e educação formal.

É sabido que em outros países também existem piadas de caipiras ou seus equivalentes locais. No Brasil três pessoas tiveram importante participação formação da visão e estereótipo dos caipiras que temos hoje. Foram elas:
  • Monteiro Lobato que criou o personagem Jeca Tatu, um caipira adoentado, usado como “garoto propaganda” no combate à doença conhecida como amarelão;
  • Amácio Mazzaropi, cineasta e ator, que criou e personificou um personagem, também nomeado Jeca. Este caipira de Mazzaropi é bem típico e correlato com os encontrados nas piadas; e
  • Maurício de Sousa, criador do Chico Bento: um menino caipira que representa o confronto da cultura caipira com a urbanização do Brasil.





Jeca Tatu, o caipira adoentado - nenhum motivo para piadas.
Chico Bento, o garoto caipira do humor infantil
Mazzaropi, este era o cara das piadas de caipiras.

Enquanto levarem vantagem, viva as piadas de jecas, matutos, capiaus, caipiras...


0 Palpites são Grátis!:
Piada Recomendada:

Eleja!

Responda você!


Não encontrou o que queria?
Pesquise aqui com o Google!

 
Leia + uma muito boa: