Ari Toledo


Ari Toledo (cujo nome completo é Ary Christoni de Toledo) , filho de um ferroviário, nasceu em 22/8/1937, na cidade Martinópolis e criou-se em Ourinhos, ambas no Estado de São Paulo. Embora seja muito conhecido como humorista, por sua obra, pode ser definido de mais amplamente. Talvez como: cantor, compositor, teatrólogo, ator, homem de televisão e, é claro, piadista.

Sua introdução para a vida artística pode ser creditada à mãe, que aos 12 anos, deu-lhe como presente uma gaita de boca. Posteriormente, Ari Toledo foi aluno de Jamil Neder, que lhe ministrou aulas de violão. Aos 22 anos mudou-se para São Paulo, onde começou a carreira como ator no Teatro de Arena. Talvez seja por este fato, que Ary declara ser a interpretação o grande segredo dos bons comediantes. Sua primeira canção foi composta no início dos anos 60 e primeira gravação musical em disco ocorreu em 1965, com “Tiradentes”, composição com a qual fez grande sucesso à época. Participante assíduo de programas musicais de televisão, projetou-se como cantor com a canção "Pau-de-Arara", composta por Vinicius de Moraes e Carlinhos Lyra. "Pau-de-Arara", que era parte da trilha musical de uma peça de teatro, conta as mazelas da dura vida de um retirante nordestino de uma forma bem humorada. O protagonista, para sobreviver, fazia shows em praça pública onde comia lâminas de aço, cacos de vidros etc, Embora engraçada, a canção tem um cunho claro de crítica às desigualdades sociais. Escreveu e atuou ainda em várias peças, tendo trabalhado com Gianfracesco Guarnieri e Augusto Boal. Seu principal parceiro na composição de músicas é Chico de Assis.

Tendo conhecido de Vinícius de Moraes e Elis Regina, foi aconselhado por estes a seguir a carreira de humorista. Talvez por isso, mais tarde tornou-se humorística e piadista, onde permanece até os dias atuais, sendo muito identificado por suas piadas de conteúdo obsceno.

Obras:
  • Descobrimento do Brasil (c/ Chico de Assis)
  • Modinha de ser
  • Ovos que a galinha pôs
  • Tiradentes
Discografia:
  • Ary Toledo no fino da bossa (1966) RGE LP
  • Ary Toledo (1996) Copacabana LP
  • Ao vivo RGE LP
  • Ary Toledo Beverly LP
Shows Famosos:
  • Pobre menina rica (de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes).
  • A criação do mundo segundo Ari Toledo • (c/ Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal). Teatro de Arena, SP.
  • O comportamento do homem, da mulher e do etc.
  • Tamanduá come formiga, elefante leva fama (c/ Chico de Assis). Teatro de Arena, SP.
  • Ari Toledo com a corda toda. Teatro Zácaro, SP.
  • Fábrica de risos, Japão e Estados Unidos.
  • Fábrica de risos. Teatro João Caetano, RJ.
Curiosidades:
  • Conta Ari: “Aos nove anos, estava jogando bola de gude, com meus amigos, quando o padre Arnaldo chegou e, vendo que estávamos numa rua de terra, com poeira, ele perguntou onde era o correio. Eu expliquei a ele e depois, ele, sutilmente, sugeriu que nós saíssemos da rua, cheia de pó e fossemos a Igreja para que nos ensinasse o caminho de Deus. Disse a ele que não ia coisa nenhuma, pois se ele não sabia o caminho do correio, como podia saber o caminho de Deus? Ele achou graça e disse que eu era muito espirituoso. Na época eu não sabia que estava fazendo humor!".
  • Que durante a época da ditadura havia uma espécie de acordo com os censores. Os humoristas evitavam temas políticos e podiam fazer mais humor pornográfico. "Fui detido várias vezes. Quando saiu o AI 5 eu dizia no show que quem tem cão caça com gato, e quem não tem cão caça com Ato. Fui logo "convidado" pelas autoridades". A relação com os censores era curiosa, pois eles eram fãs de Ary e pediam desculpas.
  • Ary reconhece que faltam bons redatores de humor e humoristas. "Temos muitos imitadores, mas os grandes nomes são ainda os mesmos. Chico Anísio, Jô Soares, José Vasconcelos, Juca Chaves, Sérgio Rabelo. Novos tem só o Tom Cavalcanti e o Pedro Bismark".
  • Ary Toledo tem mais de 60.000 piadas no seu computador e considera-se um garimpeiro do humor.
  • A música é o principal hobby de Ary Toledo que toca vários instrumentos e já teve inúmeras músicas gravadas por grandes cantores. Além dos livros, discos, faz muitos shows e convenções.

Veja aqui a atuação de Ari (Ary) Toledo

Piada em Vídeo do Ary (Ari) Toledo (Adulta)
Tá descontente com o que você tem? (Adulta)
Piada em áudio do Ary Toledo (Adulta)
O Louco nada bobo (Adulta)
O velho e o Punk (Livre)
A Preferências dos Velhinhos (Livre)
Camisola do Amor (Livre)
O português com o bago inchado (Livre)
Três piadas curtas (Livre)
Aproveitando a ocasião. (Livre)


10 Palpites são Grátis!:
Cristiane disse...

Ari, vi sua participação no silvio santos e adorei. voce é sem duvida o melhor humorista do Brasil.
Parabens pelo talento

santofer disse...

Que tristeza! Considerar um dos piores inimigos da cultura brasileira uma grande personalidade.
Só piadas obscenas, xingando os nossos antepassados e fundadores da pátria brasileira, considerando-os bobos, burros e incompetentes. Este cara não merece o nosso apoio.

Blogante disse...

Em Resposta a Santofer

Duas confusões suas:
1- Em momento algum, Ary Toledo foi tratado no artigo acima como uma “grande personalidade”, mas é inegável que ele é uma celebridade;
2- Outra é chamá-lo de “um dos piores inimigos da cultura brasileira”. Os humoristas são uma representação pungente da cultura nacional, mesmo que nos envergonhemos do que eles fazem e do que é a real cultura no sentido sociológico do termo.

Talvez, os reais piores inimigos da cultura sejam aqueles que apresentam votos de censura a manifestações populares corriqueiras e sem o menor dano real a quem quer que seja. Atitudes como esta são dignas e representativas das tiranias.

Anônimo disse...

Santofer sabe nada, Ary é Melhor :D

Anônimo disse...

Santofer, o cara é demais, pau a pau com Costinha...

Vc deve ser evangélico, só pode.

Anônimo disse...

Ary, sabe como se chama a pessoa que entrega cartas no Iraque?
.
.
.
Homem-bomba!!!

Anônimo disse...

ô santofer; vc se parece me ser alguem bem culto, então me responda se eu moro no paraná e for viajar de carro para o litoral, eu estou litorando?huahua

Marcos disse...

Ary...adoro seu trabalho, vi o banner com sua peça no Teatro Silvio Romero em SP...tem um banner na entrada do teatro...escrito estréia com X (extréia) será que já é uma piada kkk...

Anônimo disse...

DEIXA DE PURITANISMO E HIPOCRISIA SANTOFER!

Anônimo disse...

sai fora cara...num pais onde milhares de criancas nao tem educacao adequada , alimentacao adequada , onde nossos velhinhos nao sao respeitados , onde a maior corja que se podia imaginar esta no proprio congresso , onde temos RENAN CALHEIROS comandando o senado , vc esperaria oque ??? pegue um dvd do ary e senta no sofa...vais ver que vale muito mais uma piada malefica dele doque ouvir no politicos enchendo sua cabeca com mentiras

Piada Recomendada:

Eleja!

Responda você!


Não encontrou o que queria?
Pesquise aqui com o Google!

 
Leia + uma muito boa: