Arnaldo Jabor explica porque gaúchos e portugueses são vítimas de piadas


Texto de Arnaldo Jabor

Todo mundo sabe que os sujeitos mais comuns nas piadas contadas por todo o Brasil ou são portugueses ou são gaúchos. Mas poucos sabem o porquê! As origens estão na nossa história e na psicologia humana. Vamos começar pelos portugueses!

Eles são estereotipados como completos idiotas. Os portugueses colonizaram o Brasil por mais de 300 anos. Eles chegaram no Brasil, levaram todas as nossas riquezas, ignoraram os nossos interesses, e, ainda por cima comiam as nossas índias nativas e as negras trazidas para cá. Que imagem nós poderíamos criar deles? O que poderíamos falar deles hoje em dia? Será que poderíamos dizer: - Oh! Eles descobriram o Brasil. Eles são nossos heróis! Claro, que não! Depois de tudo que eles fizeram, só podem ser 'heróis' nas nossas piadas. Nos resta chamá-los de tontos e estúpidos. Mas de idiotas eles não tem nada. Por um grande período da história, o Império Português foi tão forte quanto fora o Império Romano e o quanto é atualmente o Império Americano...

E os gaúchos...?

Assim como os portugueses, os gaúchos colonizaram o Brasil. O povo gaúcho tem tradição e história. Os gaúchos são guerreiros, formaram a sua própria República! Encabeçaram uma revolução que acabou com a Republica Velha do Café com Leite e introduziu o Estado Novo. A maior parte dos presidentes e ditadores brasileiros foram gaúchos. O povo gaúcho é o mais politizado e o seu Estado o de melhor qualidade de vida. Em todos estados brasileiros existem gaúchos bem sucedidos. Além de colonizar e desenvolver todos os estados por onde passam, os gaúchos traçam as mulheres que ali habitam. Os gaúchos põem chifre nos 'machos' locais e deixam as suas mulheres apaixonadas. As cariocas, catarinenses, paranaenses, paulistas, mineiras, cearenses, adoram um gaúcho... e, o que resta para eles (os cariocas, catarinenses, paranaenses, paulistas e mineiros...)?

Além de manter lustrado o par de chifres, resta a eles inventarem piadas de gaúcho, onde os gaúchos são estereotipados como veados, para seu deleite e prazer. Portanto gauchada, tenham um pouco de piedade, esta é a única alegria dos não gaúchos. Enquanto eles se divertem em alguma roda inventando e contando piadas de gaúcho, as suas mães, irmãs ou namoradas se divertem com um gaúcho.

Gaúchos de todo o Brasil, convençam-se de uma coisa, eles não sabem como fazer uma mulher feliz, mas tem bastante criatividade para fazer piada. Divirtam-se então com as piadas e satisfaçam as mulheres dos não gaúchos invejosos.


Delicie-se com mais crônicas de: Crônicas de Max Gehringer, Arnaldo Jabor, Luis Fernando Veríssimo, Millôr Fernandes e José Simão


37 Palpites são Grátis!:
VitorGGA disse...

:p
Pra mim português continuam sendo bobos e gaúco tudo viado.
Achei q o Arnaldo ai ia falar que Chinês tbm tinha pau grande, por favor né, haja invenção huhuh

Anônimo disse...

Adorei Jabor, é um tapa pra quem diz que gaúcho é veado, aliás não sei daonde eles tiraram isso! Deve ser porque julgam os outros por si e não sabem o valor que que o nosso povo tem. Só um homem inteligente como tu é que pode ter a humildade de reconhecer o nosso valor. Enquanto isso deixa eles com dor de cotovelo.
Quinta, 17.05.07 Deisi Porto

Sabrina disse...

Se cada região brasileira tivesse o orgulho que o gaúcho tem de sua cultura, de seu estado; com certeza o Brasil seria um país mais forte!

"Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda a terra

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo"

Anônimo disse...

Oi Arnaldo, parabéns pela tua sensata crônica reconhecendo o valor dos homens gaúchos! Pena que existam pessoas incapazes de compreender a grandeza desse povo!
Valeu tchê!!!
Jéssica, PoA, 13 de junho.

Vaca disse...

Parabéns Jabor
Você acaba de criar mais uma piada de gaúcho, adorei.
Enquanto isso vou comendo todas as gaúchas que não quiseram dar prá vc tiozão frustrado.

Anônimo disse...

É criou-se mais um paradigma, que os gaúchos são viados.
A grande verdade é que falta caráter em todo o país, para admitir o patriotismo e orgulho de um povo que muitas vezes defendeu sozinho o Brasil em várias guerras e hoje ainda defende não mais em guerras, mas sim no esporte, tecnologia, entre outros temas elevando o nome do Brasil ao resto do muito.
O que ocorre na verdade é uma inveja descabida de todos os outros estados criando piadas, sátiras para ofender um povo que deu seu sangue pelo Brasil. Não seria interessante ao invés de ridicularizar os gaúchos, usa-los como exemplo. Espelhar-se em sua determinação, garra, orgulho e patriotismo, tenho certeza que se isto acontecer deixaremos de ser um pais de “terceiro mundo” para assumirmos nosso papel de super potência.
Viados existem em todos os estados, apesar das criticas direcionadas aos gaúchos, seria bom analisar ao seu redor, pois notariam que apesar deles estarem lá não são todos gaúchos.
Usem o conhecimento que Deus lhes deu para coisas produtivas inveja não leva a nada, pois na verdade antes de dizer que somos gaúchos, catarinenses, paulistas, paranaenses, nordestinos, cariocas, etc., somo BRASILEIROS.

Pensem antes de atribuir uma crítica e propagar um paradigma.

Um BRASILEIRO

Anônimo disse...

Valeu Arnaldo, você disse tudo o que eu pensava mas me faltavam palavras para dizer... você falou por mim e por muitos que pensam do mesmo jeito que você sobre o assunto.
Os brasileiros com seu "jeitinho brasileiro" de querer levar vantagem em tudo, não admitem isso e morrem de inveja.

Débora Freitas disse...

Sem palavras...
O Rio Grande do Sul é o estado com mais identidade do país.

Anônimo disse...

Mais uma de gaúcho: das 55 medalhas de ouro do PAN2007, 25 foram conquistadas pelos gaúchos.
Izidro

iur disse...

os brasileiros gozam cm os portugueses mas esquecem se que foram eles que os "inventaram" :)tlvez tivesse sido uma invençao estupida...
Rui
Portugal

Anônimo disse...

Sou GAÚCHA ha 54 anos e concordo q no RS tem mts viados, eles vem dos outros Estados p se satisfazerem aqui. Parabéns Jabus por suas crônicas, um abraço a tdos. Elizabete.

Riccardo disse...

o sentimento de brasilidade vai alem desse bairrismo ridiculo. sempre gostei de piadas de gaucho, de bichas e portugueses etc etc, faz parte de nossa indole ter um humor as vezes grosseiro, mtas vezes sem maldade. somos todos brasileiros e gauchos ou nao temos mto a caminhar pra desenvolver este pais. particularmente ja namorei varias gauchas e ate q gostei... mas nao é verdade q gay é mais culturalmente ligado aos povos de origem europeia?

MNN disse...

Já vai sendo mais do que tempo de o Brasil perder de vez esse complexo de inferioridade em relação ao "pai" Portugal.
Esse complexo verbaliza-se, nomeadamente, no vasto anedotário criado à volta do "português".
Cada insulto gratuito a um português, para a maioria dos brasileiros, é um insulto a um avô, bisavô, tetravô...
Era bom que os brasileiros se lembrassem disso.
Portugal cometeu inúmeros erros ao longo da sua História...é natural, Portugal é país soberano desde 1143 (século XII), teve tempo de sobra para as fazer. Mas durante esse tempo todo...não foram só erros. O Brasil, por muitas asneiras que tivessem sido cometidas no processo paulatino de colonização , não foi uma asneira.
Portugal lida bem com o seu passado...o Brasil também tem que o fazer e - sobretudo - não se pode esquecer que mesmo em relação ao futuro...no seu passado haverá sempre um Portugal.
Queiram os brasileiros ou não até as casas da Baía são parecidíssimas a muitas casas de Portugal. queiram os brasileiros ou não...é em português que acarinham os seus filhos.
Os Brasileiros deveriam era pensar no seguinte: como é que um Povo que em 1.500 não tinha mais de 2.000.000 de habitantes, com um território que de norte a sul são pouco mais de 600 Km e de leste a oeste cerca de 300 Km conseguiu, só e contra todos - e apesar de todas as asneiras -, fazer um Brasil, uma Angola, um Moçambique, uma Índia, um Timor e um Macau.
Nem todos os Povos se podem orgulhar de uma herança tão tamanha. E essa herança é tanto minha, nascido e criado em Portugal, como da maior parte dos Brasileiros, que para o bem e para o mal têm nas veias sangue da Lusitânia.
E viva o Povo Brasileiro.

Anônimo disse...

Hahahahaha Meus queridos!!!!

Vcs realmente acham que foi o Jabor mesmo que escreveu este monte de baboseira sem sentido???

Sejam cultos....pesquisem...não foi ele!!! O texto nem mesmo faz o estilo de discurso do Jabor!

Mano Black disse...

kkkk muito engraçado o Jabor
é uma bela piada sobre gaúchos

Anônimo disse...

VITORGGA ACERTOU EM CHEIO, NA VERDADE TINHA UM GAUCHO COM A BOCA CHEIA DE JABOR E ELE QUIS FAZER UMA MEDIA, GAUCHO DÁ A BUNDA, MAS GUENTA COMO VERDADEIRO HOMEM,BAH TCHE

Anônimo disse...

É CONFORME O PORTUGA AI EMBAIXO FALOU DAS INVENCOES DO PORTUGAS, ELES INVENTARAM GOIABADA EM PÓ PARA PODER COMER COM QUEIJO RALADO
QUE BANDINHO DE TONTOS HEHEHEHE

Anônimo disse...

Ah! Galera! Q homofobia é essa? Ser viado é defeito? só se for pros gaúchos, q querem mostrar q são machos e ñ assumem a viadagem... os gaúchos são viadões sim! Mas são gente boa, esforçados, inteligentes, amigáveis... e daí????

Anônimo disse...

Arnaldo Jabor!! Sempre acreditei nesta mente sensata e agraciada por Deus, pois nas mais irônicas afirmações apresentam as mais dolorosas verdades. Certamente é um grande pensador do cenário nacional e até mundial. Desculpe-no, porque às vezes por mais inteligentes que sejam as afirmações, elas não são excludentes de veracidade e se as não nos favorecem! Elas nos causaram dor mesmo.. Talvez fazendo outras piadinhas vocês esquecem dessa mágoa.. Mas não se esqueçam que as mesmas, só serão engraçadas no universo masculino!
E pra evitar futuras e mais sentimentas mágoas não conte nenhuma piadinha que coloque a prova a masculinidade do povo gaúcho pra sua mulher, porque se ela soltar um sorrisinho amarelo e imediatamente trocar de assunto.. Pode ser pior !!! he he..

Morena gaúcha disse...

Esses aí que falam que os gaúchos são veados são uns tremendos idiiotas...Gaúchos são os melhores...São uns baita recalcados que naum tem mais o que fazer...Parabéns Jabor você realmente falou tudo...E para os não gaúchos~> vão lá dançar aqueles funk's ridículos de vcs, ETA povo sem cultura ...O que vocês tem é inveja pois aqui estaum as mulheres mais boniitas e que gostam de um verdadeiiro GAÚCHO...Morram de iinveja troxas....

Anônimo disse...

Parabens Jabor!!!
Expecificações mais claras do que estas so cego para não ver... cultura não é para todos e sim para sensatos e patriotas, na realidade ainda não consigo entender por que não foi estipulada a emancipação da região sul criando um novo pais, um pais de 1º mundo,bem como somos leigos em ploriferações partidarias sabemos que se houvesse esta separação o pais por si voltaria a ser governado, so que desta vez pelo estados unidos pois o que sustenta o brasil sai daqui da região sul!!!
So para conhecimento estamos falando de boa parte no abastecimento do pais.
Fiquem certos um dia isso ocorrera, e os tão desejaveis homens que vocês classificam como viados se tornaram uma potencia mundial.

Vanderlei e Priscila
CACHOEIRINHA // RS

Igor Vargas disse...

Sabe o que acho mais incrível, é que ainda tem pessoas nesse mundo que se prestam a pensar alguma porcaria dessas do nosso povo! Além do mais, como se fosse nos atingir de alguma forma, pessoas como esse VitorGGA e o carinha que naum teve coragem nem de colocar um nick, pensam que são melhores que alguém,sendo que nem vale a pena comentar! O que me resta dizer, temos orgulho sim de onde nascemos, aposto que quem não vive aqui no sul, é por que realmente não pode, por causa de pilantras, salafrários e corruptos, onde raramente vemos nomes daqui do sul! Com certeza, não damos a minima para o que vocês pensam, fazem ou o que deixam de fazer, o atraso de vocês é tão grande perto da gente, que a diferença que aqui no sul, nós produzimos para nosso próprio povo, ao contrário do resto do país que produz, escolhe o que tem de melhor, vendem pra fora do país e deposi compram como se fosse importado! Rica inteligência desses piadistas!

José Pedro disse...

Até parece que o Jabor escreveu isso... e gaúcho inteligente sabe que não tem NADA de superior aos outros.

E as piadas de português são tontas... nada a ver. Não tenho nada contra Portugal.

Anônimo disse...

Piada.... Bom as piadas sempre surgem em momentos de descontração...

Sempre tem uma criatura "da vez"
portugues, gaucho, loira, negro,
ja ouviram a do alemão teimoso???
do baixinho invocado???
Pois é
Voce conhece algum alemão que nao seja teimoso???? E um baixinho que nao seja invocado????
Eu nao conheço...

É cultura do brasileiro fazer piadas....
o que pode fazer....
Fazem piada ate de desgraça.... riem ate de fratura exposta....
É algo tao entranhado que agente nem percebe as asneiras que acaba falando....
Agora....
O texto la no incio, se é do Arnaldo Jabor eu nao sei, mas que tem um fundo de verdade, isso tem...


Ah, falando em piada

Filho da puta
Enviado por alisson.fer em 13 Novembro, 2000 - 20:58

Após um ano de trampo em São Paulo o baiano recebe um telegrama da querida esposa relatando que seu filho nascera.
O baiano pega o São Geraldo ou Itapemirim e volta para Bahia para buscar sua amada esposa.
Retornando para Sum Paulo o baiano toma o onibus que faz rota pelo BR 101. Ao chegar em Vitória, Espirito Santo o baiano pede para deixar a criança em Vitória. Sem entender direito o pedido do marido a mulher resolve deixar o filho em Vitória.
Segue então viagem com destino a Sum Paulo, mas ao fazer parada no Rio de Janeiro o marido pede para a mulher descer e ficar na cidade maravilhosa.
Muito choramingosa, mas sem entender nada a mulher pede pelo menos uma explicação para a atitude de seu marido.
Tudo bem, disse o baiano, vou lhe explicar meus motivos:
Primeiro, lugar de menor abandonado é em Vitória.
Segundo, lugar de Puta é no Rio de Janeiro
E por último, lugar de corno é em São Paulo.

LEANDRO disse...

Apesar de discordar da autoria deste, concordo plenamente com o texto...
O Gaucho é diferente... se destaca e muito por onde passa... é trabalhador, não foge da luta e AMA SEU ESTADO.
Agora, falando sério... o Gaucho faz sucesso com mulheres, experiencia própria, as cariocas adoram um Gaucho... se disser q é gaucho para uma carioca, é 80% do caminho andado para traçar ela... elas ficam louquinhas... soh resta mesmo fazer piadas...


AH... E A MULHER GAUCHA EH A MAIS LINDA DO MUNDO!!!!!

Corinthiano S2 disse...

Acho que td tem que ser balanceado... Acho que não se deve realmente pressupor que todo gaúcho sejam gays ou portugueses sem inteligencia... não tenho nada contra ambos, as piadas de gaúcho colam bem pelo simples fato de se "acharem muito machos" o que tbm acho um erro por parte deles!Acho bom que tenham orgulho de seu estado assim como eu sinto muito pelo meu, mas saibamos que em qualquer lugar deste imenso Brasil, pode existir sim... um gaúcho "traçando' uma mulher de outro lugar qualquer, sem nos esquecermos que existem também gaúchos dando alegria para a comunidade gay deste mundo!Eles são bons mesmo ativamente nem sei mas passivamente... aguentam fundo! Eu sei amores!

Anônimo disse...

NÃO FOI JABOR QUEM ESCREVEU ISSO, É FATO.ATÉ PQ JAH VI UM CRONICA DELE, CHAMADA "TRISTES PAMPAS" NA QUAL ELE ERA MAIS UM QUE FAZIA PIADA COM A RECONHECIDA FAMA DE VIADO DO BELO POVO DO RIO GRANDE.ABÇO

Vilson disse...

Primeiramente, duvido que foi o Jabor que escreveu isso. Quanto ao assunto em questão, sou gaúcho, moro há trinta anos em São paulo e posso assegurar que coloquei lustrosos chifres em dezenas de paulistas e outros mais. A última chegou a me dizer que por conta disso, toda vêz que ouvia alguém dizendo "gaúcho" icava toda curiosa, querendo saber quem era...é o resultado natural de um amor bem feito.

Anônimo disse...

Mais engraçada que piada de gaúcho é acreditar na autenticidade do tal texto atribuído ao Arnaldo Jabor. Essa nem português acredita!!!

Gaucho! disse...

Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra

tem que comemtar mais alguma coisa???

Valéria-MG disse...

Adorei sua crônica meu querido Arnaldo Jabor,aliás,adoro tds elas pois vc tem um jeito peculiar,inteligente,irreverente, franco... de expor seus pontos de vista.Qto aos gaúchos,realmente eles sabem como deixar uma mulher muuuuito feliz e posso falar disso com muita propriedade.Eles têm duas características que formam uma combinação perfeita pra um amanhecer feliz,boa pegada x um grande e delicioso senso de humor.Além do mais,é um povo trabalhador,muito unido e de uma cultura riquíssima

Anônimo disse...

Você tem inveja!!!

Anônimo disse...

esse tal de arnaldo jabor é gaucho ; tenho certeza rsrsrs

Anônimo disse...

Ahahahaha!
Mas, Tchê!
Este foi o melhor texto que já li na Internet. Realmente, o Arnaldo Jabor é um gênio.
Uma coisa vou dizer, é realmente uma pena que o Rio Grande do Sul não se tornou uma República, pois, o Brasil ira valorizar os gaúchos muito mais do que é hoje.
Sabem qual é o melhor Estado do Brasil? Santa Catarina, porque ele separa o Rio Grande do Sul dessas porcarias aí de cima.

Jonas, RS.

Anônimo disse...

Ahahahaha !!! barbaridade tché, sei que o jabor não deve ter escrito este texto, concordo com tudo e somos viado sim e não ficamos ofendidos com estas piadas maravilhosas.

Anônimo disse...

Gente invejosa ntem em todo lugar,
por isso que falam tanto de gaúchos!
Faço parte de um estado que teve a sorte de ser colonizado por europeus, não só portugueses, mas alemães, italianos, que vieram para cá, o SUL, para crescerem junto com o lugar, Não é só indio , negro,como acontece no resto do país. É uma questão cultural. Ninguém pode negar.é cultural!!!

Rafael Martins disse...

Acho que os gaúchos tem fama de gay pelo fato de quererem bancar os machões, quando vejo um homem tentando acentuar demais a masculinidade, já vejo que tem algo "diferente" ali, acho que homem que é homem não fica tentando mostrar que é macho, ele é naturalmente, sem personagem; já os portugueses, bem eu acho que eles ficam dizendo o tempo todo que, ah o Brasil foi inventado pelos portugueses, nós somos superiores (não vejo superioridade alguma) em tudo, enfim, é por essas e por outras que fazem piadas, ah sim vi alguém dizer que o gaúcho levantou o Brasil, onde isso? é mais fácil os nordestinos terem levantado do que vcs, poupe-me desse engrandecimento desnecessário!!!!

Piada Recomendada:

Eleja!

Responda você!


Não encontrou o que queria?
Pesquise aqui com o Google!

 
Leia + uma muito boa: