O Monge Consultor.


Uma fábula na Série: Semana Sem Piadas.

Um pequeno sitiante pediu a um velho e sábio monge, que o ajudasse a melhorar seu sítio, cujos resultados mal eram suficientes para que ele sobrevivesse. O monge, com uma agilidade incrível para sua idade, escreveu uma frase em um pedaço de papel, guardou em uma caixa, fechou e entregou ao sitiante, falando:

- "Todos os dias durante um ano, você vai levar esta caixa para todos os cantos do seu sítio. Fará isto três vezes por dia, todos os dias do ano."

Assim fez o sitiante. Logo pela manhã do primeiro dia, quando saiu para a plantação, segurando a caixa, encontrou um funcionário dormindo, enquanto deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção. Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos sem alimentos. E à noite, indo à cozinha com a caixa, deu-se conta de que o cozinheiro estava desperdiçando os alimentos.

Desse dia em diante, todos os dias ao percorrer seu sítio, de um lado para o outro, com seu amuleto, encontrava coisas que deveriam ser resolvidas ou corrigidas.

Quando o fim do ano chegou, o sitiante voltou a encontrar o monge e lhe disse:

- "Peço que deixe esta caixa comigo por mais um ano; meu sítio melhorou muito. Graças a esse amuleto, pagamos as dívidas e até estamos tendo algum lucro."

O velho monge riu-se à vontade. Depois, tomando a caixa em suas mãos, falou:

- "Você pode ficar com o amuleto por todo o resto da sua vida." - e tirando o papel de dentro da caixa, entregou-o ao sitiante. Na pequena tira de papel estava escrita a seguinte frase :

"Se desejas que as coisas sempre melhorem deves acompanhá-las constantemente".

Imagem de um velho monge

Desconheço quem tenha escrito a fábula, mas devo admitir que fez um ótimo trabalho.


1 Palpites são Grátis!:
Anônimo disse...

Legal em fazate a gente pensar na vida

Piada Recomendada:

Eleja!

Responda você!


Não encontrou o que queria?
Pesquise aqui com o Google!

 
Leia + uma muito boa: